Ler é preciso! conta com dois momentos:
1- Uma obra do pré-escolar ao secundário.
2- Diversas obras escolhidas por anos de escolaridade.
A obra escolhida como agregadora de vontades é O Aquário de João Pedro Mésseder.
No aquário, vivem pouco harmoniosamente um brilhante peixe vermelho, três peixes azuis, que o invejavam, e um enorme peixe negro. No final, após algumas peripécias, o habitante vermelho deste microcosmos age, desinteressadamente, em favor do bem comum, repondo a ordem inicial no espaço e mostrando que é possível viver em comunidade, caso as diferenças sejam respeitadas.Esta obra recomendada para o 3 ano apresenta um elevado potencial de exploração em todos os ciclos de ensino, uma vez que trata de questões de discriminação e solidariedade. A existência de uma obra comum a todas as escolas é o momento de começar a desenhar um Agrupamento fora do papel.
Depois deste primeiro momento, cada turma ou escola, de acordo com o ano de escolaridade, definirá o seu corpus de leituras, a partir dos pressupostos e objectivos já mencionados . Esta dinâmica presta-se a múltiplas leituras e a múltiplos aproveitamentos, em temáticas diversas, que possibilitam a escolha de obras de aventura, ecologia, pirataria, mar, navegações, viagens.As possibilidades dadas pelo Plano Nacional de Leitura são múltiplas.
1- Uma obra do pré-escolar ao secundário.
2- Diversas obras escolhidas por anos de escolaridade.
A obra escolhida como agregadora de vontades é O Aquário de João Pedro Mésseder.
No aquário, vivem pouco harmoniosamente um brilhante peixe vermelho, três peixes azuis, que o invejavam, e um enorme peixe negro. No final, após algumas peripécias, o habitante vermelho deste microcosmos age, desinteressadamente, em favor do bem comum, repondo a ordem inicial no espaço e mostrando que é possível viver em comunidade, caso as diferenças sejam respeitadas.Esta obra recomendada para o 3 ano apresenta um elevado potencial de exploração em todos os ciclos de ensino, uma vez que trata de questões de discriminação e solidariedade. A existência de uma obra comum a todas as escolas é o momento de começar a desenhar um Agrupamento fora do papel.
Depois deste primeiro momento, cada turma ou escola, de acordo com o ano de escolaridade, definirá o seu corpus de leituras, a partir dos pressupostos e objectivos já mencionados . Esta dinâmica presta-se a múltiplas leituras e a múltiplos aproveitamentos, em temáticas diversas, que possibilitam a escolha de obras de aventura, ecologia, pirataria, mar, navegações, viagens.As possibilidades dadas pelo Plano Nacional de Leitura são múltiplas.
3 comentários:
Boa dinamização do Projecto :)
Precisamos de bons leitores. Todas as iniciativas do género podem ser uma mais valia para despertar a motivação pela leitura, pela escrita e pela educação em geral.
É com grande alegria que começo a verificar que os professores e as escolas parecem, finalmente, decididos a criar laços entre os livros e a web.
A web 2.0 já chegou! O que se seguirá?
Um abraço e o desejo de bom trabalho,
Emília Miranda.
Ler é preciso, porque ler é transformar as palavras em imagens.
Ler é sonhar...
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